1 - Leitura de histórias e outros textos – objetivos:
· Desperta e desenvolve o gosto pela leitura;
· Favorece o conhecimento intuitivo da escrita;
· Possibilita a internalização do discurso escrito – por exemplo, a leitura freqüente de texto narrativo favorece a apropriação da estrutura da narrativa e do uso de elementos de coesão, contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes.
2 - Elaboração de jornal – objetivos:
· Possibilita que o aluno se exercite na produção de diferentes tipos de textos (narrativo, informativo, argumentativo, publicitário, humorístico etc;
· Desenvolve habilidades de planejamento, coleta e organização de informações;
· Escolha do tipo de texto mais adequado à finalidade definida; planejamento do texto a ser escrito, de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitário, argumentativo etc;
· Revisão e reescrita de texto;
· Diagramação;
· Ilustração.
3 - Títulos (de histórias e outros textos) – objetivos:
· Favorecem a leitura do texto (ajudam a antecipar o conteúdo / mensagem do texto)
· Ajudam a estabelecer relação entre texto e contexto (construção do sentido)
· Contribuem para a alfabetização inicial;
· São modelos de escrita convencional – quando, após uma leitura feita, o professor registra o título na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno;
· Levam a pensar sobre a escrita – quando o aluno é solicitado a escrever o título da história lida, da forma que sabe;
· Possibilitam observar a separação das palavras numa frase;
· Podem ser utilizados em diferentes atividades (dar títulos a desenhos, contos etc.
4 - Trabalho com nomes próprios – objetivos:
· Os nomes próprios são um ótimo ponto de partida para a alfabetização;
· São palavras significativas para os alunos;
· Funcionam como modelos estáveis de escrita convencional;
· Propiciam o confronto entre diferentes escritas (diferentes nomes têm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras);
· Fornecem informações sobre letras e outras convenções da escrita de palavras (variedade, quantidade, posição das letras na palavra).
5 - Atividades com letras móveis – objetivos:
· Os alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforços quando erram;
· Favorecem a reflexão sobre a escrita: que letras usar, quantas, em que ordem;
· Estimulam a cooperação entre os colegas – os mais adiantados ajudam os que têm dificuldade.
6 - Jogos – objetivos:
· Levam ao reconhecimento das letras do alfabeto;
· Ajudam a relacionar som e grafia;
· Contribuem para a percepção de como se combinam letras para formar palavras;
· Fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
· Favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.
· Ajudam a relacionar som e grafia;
· Contribuem para a percepção de como se combinam letras para formar palavras;
· Fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
· Favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.
7 - Revisão e escrita coletiva e individual de texto – objetivos:
· Desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições, utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
· Favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
· Contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.
8 - Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc– objetivos:
· Desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
· Desenvolve a sensibilidade e a consciência sonora, fundamentais para a alfabetização;
· Familiariza o aluno com aspectos discursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
· Por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial: como modelo de escrita convencional e como texto para leitura de memória;
· Uso de atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.
9 - Trabalho com rótulos e propagandas – objetivos:
· Possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
· Propicia o contato com diferentes tipos de letras;
· Funciona como modelo de escrita convencional;
· Leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
· Favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.
· Desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições, utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
· Favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
· Contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.
8 - Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc– objetivos:
· Desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
· Desenvolve a sensibilidade e a consciência sonora, fundamentais para a alfabetização;
· Familiariza o aluno com aspectos discursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
· Por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial: como modelo de escrita convencional e como texto para leitura de memória;
· Uso de atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.
9 - Trabalho com rótulos e propagandas – objetivos:
· Possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
· Propicia o contato com diferentes tipos de letras;
· Funciona como modelo de escrita convencional;
· Leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
· Favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.
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