quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA

EDUCAÇÃO INFANTIL (4 e 5 Anos)


Tema: Conhecendo a si mesmo e do outro


Áreas de Conhecimento: Linguagem, Arte e Movimento, Lógico-Matemático, Natureza e Sociedade e Identidade e Autonomia.

Duração: 5 dias
Objetivos:
1. Adquirir conhecimento do próprio corpo e do corpo do outro;
2. Respeitar as diferenças;
3. Noções importantes sobre higiene pessoal e alimentação;
4. Desenvolver a comunicação em grupo e o convívio social;
5. Desenvolver a auto-estima e apreciação do próprio corpo;
6. Adquirir conceitos de quantidade;


Procedimentos Didáticos:
1.º Dia
HORA DA CONVERSA
1. Recepção e Acolhida
2. Observação do Calendário
• Que dia é hoje?
• E o mês?
• Fazer a observação de como está o tempo.
3. Chamada no Quadro de Nomes
• Cada aluno pega sua fichinha do seu nome e coloca no mural
• Mencionar os nomes dos coleguinhas que faltaram
4. Conversa informal:
• Relatos de experiências com as crianças


ATIVIDADES
• Leitura da poesia de Pedro Bandeira “Por enquanto eu sou pequeno”:


Por enquanto eu sou pequeno,
muita coisa eu não sei.
Eu só sei que estou gostando
deste mundo onde eu cheguei.
Não me apressem por favor,
sei que ainda não cresci.
Mas vejam que eu estou tentando,
me esperem que eu chego aí!
Pedro Bandeira. Por enquanto eu sou pequeno. São Paulo: Moderna, 1994.


• Conversar com a turma sobre a poesia:
 A poesia fala sobre o crescimento da criança
 Durante o nosso crescimento nós aprendemos muitas coisas importantes.
 O que você aprendeu desde quando você nasceu até agora?


• Usando o cartaz da medida, cada criança será medida e o professor vai anotando em fichinhas seus dados físicos contendo a altura, cor da pele, cabelos, olhos e peso, que em seguida é colado no cartaz “ Eu sou assim”.


● Molde do corpo – atividade em dupla:
 Cada criança desenha o colega deitado no chão sobre o papel
 Em seguida colocaremos as características físicas de cada aluno, usaremos como auxílio as fichinhas do cartaz “ Eu sou assim”.
 Propor perguntas como: Qual a cor dos olhos? Qual a sua altura? ... Vamos olhar para o colega e observar as fichinhas?
 Trabalhar com recorte e colagem com as partes do corpo


LANCHE _


HORA DO CONTO
• Contos Modernos – “Chiquita a Ratinha vaidosa” (Gerusa Rodrigues)
• Conversa sobre a história:
 Qual o nome da ratinha?
 Por que o nome da história é “Chiquita a Ratinha vaidosa”?
 O que aconteceu com Chiquita?
 Como termina a história?
 Conversa sobre aprender a se cuidar e andar sempre limpo e arrumado.


MOVIMENTO E ARTE –
● Música –
“Partes do Corpo”
Cabeça, ombro, joelho e pé
joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé
joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
joelho e pé.

RELAXAR –
• Relaxamento –
 Olhos fechados
 Ouvir o som da música
 Ouvir os sons em sua volta


SAÍDA – Organização do material em sala para ir para casa

2.º Dia
HORA DA CONVERSA
1. Recepção e Acolhida
2. Observação do Calendário
• Marcar no calendário o dia e fazer a verificação do tempo
3. Chamada no Quadro de Nomes
• Quem está presente colocar as fichinhas na lousa
• Contar quantos alunos faltaram
• Contar quantos estão presente
4. Diálogo – Relato de fatos


ATIVIDADES
• Conversar com a turma sobre o que aprenderam no dia anterior sobre o corpo
• Contar a história do “Cascão o Menino que não gosta de banho” (Maurício de Souza)
• Falar sobre cuidados pessoais
• Recorte e colagem com objetos que usamos na nossa higiene pessoal
• Confecção do mural dos trabalhos sobre higiene


LANCHE _


HORA DO CONTO
• Poesia – “A Meleca” (Dri Foz)
A caca do nariz
grudou no dedo do Luiz
sua mãe reclamou,
mas ele não se importou.
O que fazer
Se a meleca quis aparecer?
Luiz, sorridente,
Tentou disfarçar
Forjando uma dor de dente.
E rapidinho
Seu dedinho
Voltou direto ao buraquinho.
Luiz , vá ao banheiro
E limpe já esse bueiro!
Eu lhe dei educação
E não vai ser um ranho
O vencedor da situação!
O monco incomodava
E o indicador do Luiz
Não o alcançava.
Foi aí que o guri fez história:
Percebeu que assuar o nariz
Era vitória!


• Conversar sobre a poesia
 Por que a mãe do Luiz ficou brava com ele?
 Por que é feio limpar o nariz com o dedo?
 O que Luiz aprendeu?


MOVIMENTO E ARTE
● Dinâmica –


RELAXAR –
• Fantoches – de sacos de papel
• Personagens: Escova de dente, dente, creme dental, escova de cabelo, sabonete.
• Encenar sobre o uso de cada personagem
• As crianças colocarão falas nos personagens


SAÍDA – Organização do material em sala para ir para casa.


3.º Dia
HORA DA CONVERSA
1. Recepção e acolhida dos alunos
2. Observação do calendário:
• Que dia é hoje?
• E o mês?
• Fazer a observação de como está o tempo.
3. Chamada no quadro de nomes:
• vamos colocar as fichinhas com os nomes dos coleguinhas que estão na sala hoje?
• Quem faltou? Vamos ver as fichinhas que sobraram?
4. Conversa informal:
• Tema da conversa: Alimentação
• Importância dos alimentos
• O que mais gostam de comer?
• O que não gostam?
• Cuidados de higiene com a alimentação.
5. Música: “Comer, comer!”


HORA DA ATIVIDADE –
• Troca de idéias sobre os alimentos saudáveis e aqueles que precisam ser evitados;
• Recortar e colar alimentos saudáveis e importantes a saúde;
• Confeccionar um mural com os alimentos saudáveis e que devem ser evitados
• Contar quantos alimentos saudáveis e quantos não saudáveis nós encontramos;
• Qual tem mais? Saudável ou não saudável?


LANCHE – Saem cantando a música “Comer, comer!”.


HORA DO CONTO
• Contos de Fadas – “João e Maria”
• Conversa sobre o conto:
– O que acontece com João e Maria na história?
– Os doces na casa da bruxa são alimentos importantes para a saúde?
– Vamos mudar a história? Só vamos colocar na casa de doce, só alimentos saudáveis e no lugar da bruxa vamos colocar um personagem bom amigo de João e Maria.


MOVIMENTO E ARTE
• Pintura:
– Ilustrar a nova história criada pelos alunos
– Montar o painel das ilustrações


RELAXAR
• Massa de modelar:
– Com a massa de modelar levar os alunos a criarem suas formas a partir do tema trabalhado
– Cada um fala sobre o que criou


SAÍDA – Organização do material em sala para ir para casa.


4.º Dia
HORA DA CONVERSA
1. Recepção e acolhida dos alunos
2. Observação do calendário:
• Vamos marcar o dia de hoje?
• E o mês?
• Fazer a observação de como está o tempo.
3. Chamada no quadro de nomes:
• Colocar as fichinhas de todos os aluno
• Retirar as fichinhas dos que faltaram
• Contar quantas fichinhas nós tiramos do quadro de nome
• Contar as fichinhas que ficaram no quadro de nome.
4. Diálogo – Diferenças entre meninos e meninas
• Temas Transversais – Ética e Cidadania


HORA DA ATIVIDADE
• Semelhanças e diferenças entre meninos e meninas
 Observação do cartaz (corpo: menino e menina)
 O que tem de igual com meninos e meninas?
 O que é diferente?
 Salientar que o que é diferente não está errado, cada pessoa é única, ninguém é igual em todas as coisas, nosso corpo apresentam diferenças importantes para nos diferenciar.
 Montagem do quebra-cabeça – Nomear cada parte da Lili e do Beto


LANCHE –


HORA DO CONTO
• História Coletiva
 Usando a caixa da história (com objetos de usos entre meninos e meninas)
 Professora da o início retirando um objeto da caixa e começando a história
 Os alunos dão seqüência continuando a historia ao pegara outro objeto na caixa


MOVIMENTO E ARTE
• Jogo de Mesa
 Jogo da memória com vestuário feminino e masculino
 Dividir a sala em dois grupos com meninos e meninas em ambos os grupos


RELAXAR
• Jogos Simbólicos
 Dividir a sala em meninos e meninas
 Os meninos repetem as falas mais comuns das meninas para eles
 As meninas repetem as falas mais comuns dos meninos para elas
 Intervir nos conflitos entre os gêneros
 Propor um diálogo


SAÍDA – Organização do material em sala para ir para casa.


5.º Dia
HORA DA CONVERSA
1. Recepção e Acolhida
2. Observação do Calendário
• Que dia é hoje?
• E o mês?
• Fazer a observação de como está o tempo.
3. Chamada no Quadro de Nomes
• Cada aluno pega sua fichinha do seu nome e coloca no mural
• Mencionar os nomes dos coleguinhas que faltaram
4. Conversa – Dia da Novidade: cada aluno deve trazer algo interessante para mostrar aos colegas com o tema da semana


ATIVIDADES
• Revisão de tudo que foi trabalhado na semana sobre o corpo e o conhecimento de si mesmo e do outro
• Confecção do livrinho ”Eu sou assim”, onde cada aluno vai se descrever, usando também as fichinhas de registro feita em sala no dia 21/05/2007 Segunda-feira.


LANCHE


HORA DO CONTO
• Contos Populares – “Bonequinho doce” (Alaíde Lisboa de Oliveira)
 Leitura pela professora e conversa sobre o conto:
 Qual era o nome das meninas que fizeram o bonequinho doce?
 Por que elas quiseram fazer o bonequinho?
 O que elas usaram para fazer o bonequinho?
 O que aconteceu com ele?
 Por que o segundo bonequinho não quis fugir também?


MOVIMENTO E ARTE
• Jogos de Construção – Jogo das parte do corpo (encaixar cada parte no lugar certo


RELAXAR
• Dinâmica – “Bicho da Borracha”


SAÍDA – Organização do material em sala para ir para casa.


Recursos Didáticos:
Calendário, quadro de nomes, cartazes, papéis, cola, tesoura, revistas, Tipos de texto (poesia, contos populares, contos modernos, contos de fadas, músicas), caixa da história, lápis de cor, caneta hidrocor, fita métrica, balança, CD, etc.


Avaliação
1. Avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos;
2. Cada aluno é avaliado de acordo com seu próprio progresso, sem comparações;
3. Verificar a forma gradativa do aprendizado dos alunos, respeitando sua temporalidade;
4. Refletir sobre a aula e verificar:
• Como os alunos encararam os conteúdos?
• Como cada um age ao trabalhar em sala com o grupo?
• Quais as dificuldades que surgiram?
• Como foi a participação nas atividades propostas?
• Apresentaram respostas ao tema proposto?