sexta-feira, 31 de maio de 2013

ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE


·   Organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos;
·   Leia diariamente para eles;
·   Escreva na lousa ou num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se houver);
·   Peça que reproduzam o que você leu como souberem;
·   Coloque material de leitura ao alcance dos alunos;
·   Comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessante;
·   Trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e incentive o aluno a fazer leitura de memória;
·   Leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros, etc;
·   Crie situações em que a escrita se faça necessária;
·   Faça produção coletiva de textos;
·   Procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever – traduza para a escrita convencional;
·   Distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras;
·   Ofereça jogos e incentive-os a jogar;
·   Elogie todas as tentativas dos alunos.