sábado, 9 de setembro de 2017

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Todas as crianças e adolescentes com deficiência matriculados em alguma escola de Educação Básica têm direito ao chamado Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tal direito, no entanto, raras vezes é atendido com qualidade. Este atendimento deve ser:

· AEE (Atendimento Educacional Especializado) para complementar o ensino regular, no turno contrário ao que a criança está matriculada. Exemplo: se a criança estudar de manhã, o AEE será de tarde, muitas das vezes o AEE (Atendimento Educacional Especializado) ocorre nas salas de Recurso, salas de atendimento multifuncional, sala de apoio pedagógico, depende muito da terminologia utilizada pelo poder publico local.

· Há também o direito a um monitor ou auxiliar de turma para ajudar esse aluno no seu desenvolvimento pedagógico e sua segurança física.

Que postura tomar caso o atendimento a criança ou adolescente com deficiência não for adequado:

1. Busque informar a direção da escola e apresentar a Lei Brasileira de Inclusão;

2. Caso a escola se recuse a alterar sua postura, ou é impedida pelo poder público local busque apoio de um advogado devidamente inscrito na OAB, ou se for o caso à Defensoria Pública, para que apresente um Termo de Ajuste de Conduta à escola ou poder público;

3. Caso a decisão da escola permanecer inalterada, denuncie ao Ministério Público de sua cidade ou Disque 100 – Direitos Humanos.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

COMO ESTIMULAR A FALA DA CRIANÇA: Tem algum segredo?



Esse vídeo pertence ao canal do You tube Terapia da Criança, é muito bom. Nesse vídeo a Fonoaudióloga Roberta Lima dá três dicas sobre como estimular o desenvolvimento da fala da criança. Vale a pena ver e se inscrever no canal dela.

Siga a Terapia da Criança nas redes sociais: 
Instagram: @terapiadacrianca 
Fanpage: facebook.com/terapiadacrianca 
Periscope: @terapiadacrianca 
SoundCloud: Terapia da Criança 
Blog: www.terapiadacrianca.com.br
BRINCADEIRAS QUE AJUDAM A DESENVOLVER A FALA E O VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS.

1 - A primeira é super simples: fazer caretas. As caretas fortalecem os músculos, fazem as crianças descobrirem novas formas de usar a boca e a língua. E para incrementar, pode falar fazendo careta.

2 - Trava-línguas. Esta é aquela brincadeira de repetir um conjunto de palavras ou uma frase bem difícil de pronunciar. EXEMPLO: O peito do pé do Pedro é preto; Um prato de trigo para um tigre; O show do Xerxes é um super show; o rato roeu a roupa do rei de Roma.

3- Fantoches - podem ser simples de meias velhas, você muda o tom da voz e incentiva a criança a falar como se fosse o fantoche.

4- Musicas Infantis com Rimas - são ótimos instrumentos para o desenvolvimento da fala, como escravos de Jó, Ciranda cirandinha, o sapo não lava o pé.

5- Telefone - faça um telefone com copinhos, ou boca de garrafa e barbante, é interessante porque ajuda a desenvolver a percepção auditiva e a fala.


 6- Falar em câmera lenta.


7- Dar Risadas e Gargalhadas de vários tipos: finas, grossa, alta, baixa.


8- Imitando os Sons dos Animais - ajuda não só a trabalhar a língua, ajuda na pronúncia e identificação dos animais e seus sons.

Postagens mais visitadas